Para o projeto de G2 da matéria de Expansão dos Sentidos, a dupla conjuntamente decidiu explorar o universo de relacionamento a distância. Dentro desse contexto, tivemos a ideia de desenvolver um travesseiro/boneco que permite a sensação de estar perto do seu amor mesmo a grandes distâncias.
O boneco possuiria sensores espalhados pelo seu corpo, que transmitiriam a sensação do calor do toque (tato), como em um abraço. Por exemplo, quando a pessoa abraça o boneco, as áreas de contato entre o usuário e o objeto seriam registrados por sensores e transmitiriam essas informações para o outro boneco, tendo assim a possibilidade de que o casal, de certa forma, se abrace mesmo a longa distância com a sensação semelhante ao calor humano.
O rosto do boneco seria uma tela que transmite imagens ao vivo do rosto da pessoa amada, que seriam registrada por rastreamento de rosto, possibilitando conversas a longa distância mais interativas, divertidas e com sensação de proximidade. Dessa forma os encontros, jantares e até mesmo assistir um filme em casa num sábado a noite seriam possíveis experiências simuladas com realismo pelo dispositivo.
A princípio, exploraremos prioritariamente as sensações de tato, visão e audição, mas a longo prazo vemos a importância da inserção dos outros sentidos como o olfato. Dessa forma, mesmo a distância não seria capaz de separar duas pessoas que desejam estar em contato entre si.
Ainda estamos procurando tecnologias que viabilizem o projeto.
Projeto feito em conjunto com Kazue Iwassa.
Komentar